Cardápio de Lanches saudáveis para bebês - Industrializados do Bem

Nós mães estamos sempre a procura de diversificar o cardápio de lanchinhos para nossos filhos. Seja para levar para escola, viagem ou até mesmo para comer em casa no meio da tarde! 






Para isso, normalmente o que fazemos? Vamos atrás de receitas na internet, blog e grupos de receitas do facebook.

 Tentamos encontrar receitas que sejam adequadas/saudáveis para bebês e crianças (sem açúcar, integrais, se leite se para menores de 1 ano, com gorduras saudáveis).

E quando encontramos uma receita legal, copiamos os ingredientes e passo a passo (ou fizemos um print da receita no celular). Mas o que acontece é que muitas vezes na correria do dia-a-dia não temos muito tempo para colocar a "mão na massa" e testar essas receitas tão lindas nas fotos. 

Exemplo de um print no celular do bolo de coco da página do facebook @introducaoalimentar SABORES DO BEM - Blw e IA Participartiva 

Bom... Esse post tem por objetivo lhe trazer algumas sugestões de lanchinhos "prontos" industrializados, mas que sejam do bem. Alimentos prontos para consumo e comprados no supermercado que você pode oferecer para seu bebê sem medo. Alimentos sem conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais. São opções práticas e que vale a pena ter em casa para aqueles momentos de aperto. 

No blog Lado Natureba tem um post completo sobre esse tema!  Leia mais aqui: Dez industrializados para comer e oferecer para crianças sem preocupação !!! 

Outra sugestão legal são as receitas que você pode fazer e congelar porções individuais, para quando o tempo estiver curto você poder tirar do congelador e pronto, lanche garantido! Como por exemplo o a receita do Pão de Mandioquinha (ou falso pão de queijo).

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Mas vamos lá... Frutas frescas é sempre uma ótima opção de lanche, mesmo não sendo industrializadas elas são tão praticas quanto, isso você não pode negar. Ainda mais uma fruta como a Banana por exemplo, que não precisa nem mesmo de faca para descascar. então minha dica é sempre ter para o lanche uma fruta fresca e mais um lanchinho pronto.



Lembrando que até UM ANO DE IDADE os lanches da manhã e tarde são Leite Materno (ou fórmula) complementado por FRUTAS!!! 

Mas para os MAIORES DE UM ANO... Que tal um exemplo de cardápio para lanches da tarde práticos para você levar na bolsa para um passeio ou uma viagem? 




Sugestão 1: Banana + Biscoito de arroz + Suco de laranja  

- O biscoito de arroz é uma ótima opção pois é sem conservantes e aditivos. Os ingredientes são 2: arroz e sal. Tem sal ? sim! Por isso somente após 1 ano de idade


- O suco de laranja comprado pronto deve ter somente um ingrediente: Suco de laranja!   



Sugestão 2: Uvas passas + Grissini Integrais + Água Saborizada com hortelã 

- Gosto dessa opção de biscoitos pois eles são feitos com gordura de palma e não gordura hidrogenada ou gordura vegetal como a maioria




- A água saborizada nada mais é do que água com folhas de hortelã



Sugestão 3 : Melão picadinho + Barra de Frutas sem açúcar + Água 

- Cuide os ingredientes das barras de frutas e cereais, na sua maioria são ricos em açúcar e xaropes. essa da foto possui três ingredientes : Tâmaras, castanha e chia.  



Sugestão 4: Bergamota + Mix de Castanhas e Frutas Secas 


Sugestão 5: Morangos + Biscoito de polvilho + Suco de Maça 

- Os biscoitos de polvilho existem opções no mercado bem saudáveis, como esse da foto. Feito com óleo de coco.  A maioria do mercado encontramos com gordura vegetal, a qual não se recomenda seu consumo. 






Sugestão 6:  Purê de frutas +  Chips saudáveis

- Frutas in natura são sempre as melhores opções. mas na hora do apuro, esses purês 100% fruta são ótimas opções. 




Sugestão 7: Milho cozido + Iogurte natural Batido com frutas





SEMPRE leia a lista de INGREDIENTES do alimento que você for comprar. Quanto menos ingredientes tiver melhor. Observe se tem açúcar, qual gordura foi utilizada, se tem muitos nome que você não faz nem ideia do que seja! ATENÇÃO! Bebês, Crianças e nós adultos precisamos comer COMIDA DE VERDADE!!! 



Comentários

  1. Muito boa esta matéria!
    Minha Bella vai adorar estes lanchinhos...

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  2. Adorei as dicas. O grissini não tem glúten?

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  3. Adorei a matéria, mas vale salientar que gordura de coco e gordura de palma são gorduras vegetais também, só que não são hidrogenadas. Então o ruim é a gordura vegetal hidrogenada. ;)

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